Seu gato bebe água suficiente?

Sei que muitos de vocês já ouviram, milhões de vezes, que gato bebe pouca água, que o ideal é colocar uma fonte, etc. Mas aqui vamos mais além: beber água é crucial para saúde do felino.

Felinos são conhecidos por beberem pouca água. Na natureza eles bebem água fresca e corrente, por isso em casa, aquela água da vasilha, parada, com sujeirinhas e sem frescor pode desanimar mais ainda nosso amigo.
Sei que muitos de vocês já ouviram, milhões de vezes, que gato bebe pouca água, que o ideal é colocar uma fonte, etc. Mas aqui vamos mais além: beber água é crucial para saúde do felino. Para saúde de todos na verdade. Mas precisamos lembrar que se depender unicamente deles a quantidade ingerida quase nunca será o suficiente.
Uma das consequências da falta de água é a Doença Renal que afeta a maioria dos felinos por várias razões da anatomia, então, o importante é prevenir porque após a doença se instalar e virar crônica o caminho será muito mais difícil e doloroso.

Então como previnir, além de colocar fonte:

  • Alimentação: não forneça apenas alimentos secos. Muito importante que uma das refeições seja de ração úmida (patês, caldinhos, sachês). Melhor ainda se seu amigo se alimentar de comida de verdade (claro, balanceada, acompanhada pelo veterinário).
  • Oferecer água de hora em hora: oferecer água e ficar feliz se seu gato beber com gosto. Caso raro, afinal a maioria faz cara feia e some. Uma dica é usar a seringa. Sim! No início será uma tortura, depois eles acostumam. Pode ter certeza que cada seringada será muito importante para a saúde dele. Comece com 3ml a cada hora e depois vá aumentando. “Ah, mas não trabalho em casa e não teria como”. Então faça quando estiver em casa e, neste caso deixe a fonte sempre ativa e ofereça o maior número de alimentação úmida.
  • Ômega 3: muito importante também para o bom funcionamento do rim. E você pode usar o mesmo ômega 3 que você toma, basta regular dose e claro, não enfiar aquela cápsula gigante goela abaixo do seu gato. Uma sugestão é colocar na comida, se ele rejeitar daí vêm a amiga seringa novamente. Outra dica é o uso do conta gotas, direto na boquinha. Ele vai te olhar com olhar de julgamento e te odiar por uns instantes mas no futuro te agradecerá.

Dá trabalho? Sim! Muito! Pra caramba! Será fácil? Nem um pouco mas pode ter certeza que privará seu amiguinho de muitas dores, sofrimento, internações, agulhadas, exames e mais exames… isso que não entra aqui nem o valor “econômico”, afinal estamos falando só do emocional.

Água, água, muita água!

GOSTOU? DEIXE UM COMENTÁRIO!

Cadastre-se e receba nossas novidades em primeira mão!

ÚLTIMOS POSTS

Cadastre-se e receba nossas novidades em primeira mão!