Ter um animal de estimação como um cachorro ou gato pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento de crianças de todas as idades. Com eles, os pequenos podem aprender noções de companheirismo, lealdade e responsabilidade. Mas para criar um bichinho em casa é preciso escolher o animal com sabedoria, levando em consideração o espaço, os custos e até mesmo condições alérgicas.
Os cachorros estimulam a sociabilidade e a expressão de afeto. Por isso e vários outros motivos, são uma ótima escolha! Mas alguns cuidados são bem importantes antes de adotar o bichinho. Nesse caso, o tamanho da casa (ou apartamento) e os custos mensais com alimentação, higiene e saúde, por exemplo, devem ser levados em conta.
Quando o assunto são gatos saibam que a relação dos felinos com as crianças também ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade e, principalmente, de respeito – afinal, deve-se ensinar ao pequeno a sempre respeitar a sua necessidade de tempo sozinho. Assim como os cachorros de porte pequeno, os gatos também conseguem se adaptar aos apartamentos, mas lidam ainda melhor se tiverem algumas distrações – como arranhadores e brinquedos.
Os coelhos são inteligentes e carinhosos, são silenciosos e ocupam pouquíssimo espaço. O principal cuidado que se deve ter é que eles costumam ser bem delicados e a forma como se pega ou brinca com esse animal deve ser cautelosa. Além disso, os coelhos precisam de uma alimentação específica com rações próprias para o animal e uma boa variedade de vegetais.
Hamsters podem ser a escolha perfeita para quem não tem espaço em casa. Conhecidos como “ratinhos domésticos”, os hamsters podem ficar restritos à uma gaiola, sem deixar de interagir e entreter as crianças! Você só precisa se lembrar de limpar a gaiola, equipá-la com água e ração e acrescentar alguns brinquedos.
Peixes não dão praticamente nenhum trabalho e são uma ótima opção para entreter as crianças! Fáceis de lidar, eles só precisam de um aquário, comida na medida certa e manutenção de tempos em tempos. Por serem bichinhos pouco interativos, a escolha é ainda melhor para crianças observadoras e, assim, os peixes podem ser os primeiros animais a apresentar as responsabilidades de criar um pet em casa.
Mas lembre-se…pet não é brinquedo, são seres vivos e precisam de cuidados e muito amor 🙂
