O comportamento do gato muda mesmo depois de castrado?

Quando alguém fala em castrar, sempre tem um 'amigo' que vem com esse papo de "ele vai engordar, ficar antissocial". Será mesmo?

É comum ouvir que gatos castrados ficam menos sociáveis depois de castrado, que engordam e que mudam seu comportamento totalmente. Será que tudo isso é verdade?

Quando a pauta é socializar, a maioria do que se escuta é bobagem. A castração é super indicada para evitar tumores, infecções urinárias, ninhadas indesejadas, disputas territoriais, além de tentativas de fugas para conseguir algum parceiro sexual e EM NADA influência na socialização dos gatos.

Porém, com os hormônios em baixa e a libido também diminuída, é natural que os peludinhos apresentem um comportamento mais tranquilo e dócil, já que a busca instintiva por um parceiro(a) não existe mais. Portanto, em vez de prejudicar a relação dos gatos dentro do ambiente doméstico, a castração pode até ser bastante benéfica, pois ajuda a evitar conflitos, sejam eles por disputas amorosas ou pela liderança de território.

Cada felino tem o seu próprio temperamento e a maneira como cada um lida com outro pet não pode ser prevista e muito menos ser encarada como uma regra (afinal, se fosse assim não seriam gatos não é mesmo?), independentemente de castração. E até mesmo a raça, porte ou idade que o gato tem pode influenciar no seu comportamento.

A castração é um gesto de amor e cuidado, e deve, inclusive ser feita o quanto antes, claro, sempre com a devida orientação médica e acompanhamento veterinário. Além dos riscos já citados acima, uma socialização precoce e bem feita ajuda muito os gatinhos a crescerem saudáveis tanto física e mentalmente, garantindo não só o bem-estar deles, mas também de toda a família.

GOSTOU? DEIXE UM COMENTÁRIO!

Cadastre-se e receba nossas novidades em primeira mão!

ÚLTIMOS POSTS

Cadastre-se e receba nossas novidades em primeira mão!