COVID-19 em felinos? Gato em Cuiabá foi infectado pelo vírus, e agora?

Saiba como a ciência analisa os casos e porque acontecimentos como o do gato em Cuiabá não são alarmantes para a transmissão e nem para a saúde do felino.

Em primeiro lugar a equipe PetMarket salienta que não há evidências científicas de que animais de companhia são fontes de infecção para humanos.

Para tranquilizar principalmente os gateiros, o que sabemos até agora é que desde o surgimento da pandemia poucos animais com a infeção podem ter sido infectados por humanos, por meio de contato direto, e não o inverso.

Em vez de perigo, os animais domésticos podem ser muito benéficos para a saúde, existem evidências científicas de que gatos e cães melhoram e enriquecem a vida e a saúde das pessoas. Além de suprir um apoio psicológico para as famílias, reduzindo os níveis de estresse, o que vem aumentando com a quarentena e distanciamento social.

Não há evidência científica de que animais sejam vetores mecânicos ou possam carregar o vírus, ou que o vírus possa se replicar nos animais, a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiram pareceres afirmando a falta de evidências e estudos significativos.

Texto elaborado pelo Veterinário Danilo Castro

GOSTOU? DEIXE UM COMENTÁRIO!

Cadastre-se e receba nossas novidades em primeira mão!

ÚLTIMOS POSTS

Cadastre-se e receba nossas novidades em primeira mão!