Por incrível que pareça cravos e espinhas também aparecem nos gatos. Chamamos de Acne Felina. É uma doença de pele que pode ser desencadeada por processos alérgicos, geralmente à bebedouros e comedouros de plástico, e também pela falta de higiene. A verdade é que não está totalmente comprovado que os comedouros de plástico provocam a acne felina, mas é fato que ela melhora quando as vasilhas de plástico são substituídas por recipientes de outros materiais, como louça, aço inox ou vidro.
Se acne não for tratada, pode virar um problema maior e levar à chamada piodermite (infecção de pele). Com o tempo, esta obstrução incomoda o animal que coça ou esfrega a região afetada em objetos, piorando o problema. O cravo então inflama e depois infecciona. O ponto da lesão aumenta de tamanho, fica avermelhado, quente e dolorido com a presença de pus causando um incômodo ainda maior. Nesta fase temos a famosa espinha.
Para prevenir a acne, além de evitar potes de plástico, lave diariamente o comedouro com sabão neutro e não deixar resíduos de produto, enxaguando bem. Com atitudes simples é possível manter seu gato saudável e livre deste problema que tanto incomoda.
Caso o problema já esteja avançado procure um veterinário urgente.